sábado, 26 de novembro de 2011

kekkei genkai

Genkai
O termo Kekkei Genkai (血継限界, literalmente “limite de linhagem sanguínea”, mas também conhecido como “linhagem avançada” ou “limite sanguíneo”) começou a ser usado no terceiro volume de Naruto. Mais precisamente no capítulo 25 do mangá, o equivalente ao episódio 14, quando Hatake Kakashi explica pela primeira vez o conceito básico de Kekkei Genkai. Trata-se de uma característica genética passada entre as gerações de uma mesma família, uma linhagem contínua de seres humanos com habilidades sobrenaturais únicas.
O enorme poder conferido pelas Kekkei Genkai é, ao mesmo tempo, cobiçado e odiado pelo mundo ninja. Muitos shinobis tentam obter amostras dos ninjas com linhagens avançadas para estudá-las e até mesmo tentar reproduzi-las, como é o caso de Orochimaru e as suas várias cobaias. As vilas ninja de grande porte também são temidas e conhecidas pelos seus clãs, especialmente aqueles que têm herança sanguínea. No entanto, depois de várias guerras bastante destrutivas - onde os clãs com limites sanguíneos tiveram um papel crucial - as Kekkei Genkai passaram a ser vistas como uma ameaça constante. Muitas das famílias com linhagens especiais foram caçadas e dizimadas com o objectivo de evitar futuros conflitos. Em resumo, as linhagens avançadas acabaram por acarretar a culpa pela crueldade da guerra, e se tornaram alvo do rancor dos sobreviventes.
Existem diversos tipos de Kekkei Genkai em Naruto. Algumas delas foram mantidas por várias gerações de um mesmo clã, como o Byakugan dos Hyuuga e o Shikotsu Myaku dos Kaguya. Outras se manifestaram com exclusividade em certos indivíduos, não sendo passadas adiante. A série também mostra algumas outras habilidades que se assemelham a limites sanguíneos, mas não são definidas como tal.
Vamos dar alguns exemplos de Kekkei Genkai’s:
Hyouton
Primeira aparição na série: Capítulo #24 (Mangá); Episódio 13 (Anime)
Usado por: Haku
Técnicas Derivadas: Sensatsu Suishou; Makyou Hyoushou
A segunda Kekkei Genkai a aparecer na série, logo após o Sharingan de Hatake Kakashi, é a habilidade de fundir as naturezas de chakra Fuuton (Vento) e Suiton (água) para formar Hyouton (Gelo). Fusões elementares como essa só acontecem quando o indivíduo tem propensão genética, e por isso Hyouton é classificado como uma Kekkei Genkai.
Haku, o usuário de Hyouton, conta que o País da água ficou muito tempo mergulhado em guerras civis e que, ao longo desses combates, aqueles com linhagens avançadas eram usados como armas. Por causa disso, os clãs que mantinham Kekkei Genkai’s tornaram-se odiados, acusados de trazer a guerra e a desgraça ao país. No fim das guerras, as famílias com Kekkei Genkai foram perseguidas e exterminadas, fazendo com que os seus membros precisassem esconder a verdade sobre sua ascendência.
A mãe de Haku possuía uma dessas linhagens, mas nem o seu marido sabia disso - e assim que descobriu, o homem matou a própria mulher. Haku teria tido o mesmo destino, se não tivesse se descontrolado e usado a sua Kekkei Genkai para se proteger. Depois disso, andou sem rumo até encontrar Momochi Zabuza e ser treinado como shinobi. Haku demonstrou ser um ninja prodígio, aprendendo a manipular Hyouton em pouco tempo e sendo, inclusive, capaz de usar os jutsus utilizando apenas meios selos.
Observação: Apesar de Hyouton ser classificado como Kekkei Genkai na série, vários jutsus do Elemento Gelo são utilizados durante o primeiro filme, “Naruto: Daikatsugeki! Yukihime ninpoucho!”. Isso pode ser justificado pelo ambiente onde a acção se desenrola - o País da Neve é coberto de gelo, que poderia ser manipulado directamente nos jutsus, invés de ser criado (como é o caso das técnicas de Haku). Também seria possível o uso do Hyouton estar relacionado à tecnologia do aumento de chakra inventada no filme. No entanto, fica incerto se os Hyouton Jutsu do primeiro filme podem ser comparados aos jutsus da série.
Imagens
 
Mokuton
Primeira aparição na série: Capítulo #120 (Mangá); Episódio 71 (Anime - Naruto Shippuden)
Usado por:
 Shodai Hokage e Yamato
Técnicas Derivadas: Mokuton Hijutsu, Jukai Koutan; Mokuton, Shichuuka no Jutsu; Mokuton, Daijurin no Jutsu; Mokuton, Jubaku Eisou; Moku Bunshin no Jutsu; Mokuton, Moku Shouheki no Jutsu; Mokuton, Shichuurou no Jutsu; Mokuton, Jubaku no Jutsu; Mokuton, Henge; Hokage Shiki Jijun Jutsu, Kakuan Nitten Suishu.
Assim como o Hyouton, esta Kekkei Genkai também é uma fusão elementar de Naturezas de Chakra. Utiliza as naturezas Suiton (água) e Doton (Terra), o Shodai Hokage era capaz de criar troncos de árvores, plantas, enfim, um novo elemento, chamado Mokuton (Madeira). Inicialmente, apenas o Shodai era capaz de usar esse hijutsu - ou seja, o Mokuton é uma Kekkei Genkai que só se manifestou no fundador de Konohagakure, mas não nos seus descendentes (até onde se sabe).
No entanto, Orochimaru arrombou o túmulo do Primeiro Hokage e roubou uma amostra do corpo dele para tentar reproduzi-la artificialmente. Inúmeras cobaias morreram nesta experiência, e o sannin traiu Konoha antes de poder acompanhar o único dos seres humanos testado a sobreviver e manter parte do poder do Shodai - Tenzou, que agora faz parte da ANBU e actualmente age sob o cognome de Yamato no Time Kakashi. Apesar de poder usar o Mokuton Hijutsu, Yamato afirma que sua capacidade não chega nem aos pés do potencial que o Primeiro possuía.
Observação: Além de conseguir criar Madeira com a fusão elementar, o Shodai Hokage também tinha uma habilidade única, que era a capacidade de manipular bijuus - as massas de chakra que assumem forma de demónios colossais - e, consequentemente, os seus Jinchuuriki. Foi através desta característica que Senju Hashirama distribuiu as bijuus entre os cinco grandes países do mundo ninja quando as vilas shinobi foram fundadas. Yamato tem um pouco do poder original de manipulação desses demónios, mas no caso dele a habilidade é restrita apenas à Kyuubi, graças ao fato do jinchuuriki da raposa usar o colar que contém chakra do Primeiro Hokage.
Imagens
   
Shikotsu Myaku
Primeira aparição na série: Capítulo #202 (Mangá;); Episódio 119 (Anime)
Usado por: Kaguya Kimimaro
Técnicas Derivadas: Sawarabi no Mai; Tessenka no Mai; Karamatsu no Mai, Tsubaki no Mai; Yanagi no Mai; Tenshi Sendan
O Shikotsu Myaku (屍骨脈, literalmente “Pulso do Osso Morto”, também pode ser lido como “Caminhos de Osso do Cadáver”) do clã Kaguya é, provavelmente, uma das linhagens avançadas mais poderosas da série. Consiste na capacidade de controlar toda a estrutura óssea do corpo para adaptá-la ao combate. É perfeito para lutas a curta distância - apesar de poder ser usado em longo alcance, quando Kimimaro lança os ossos dos dedos como projécteis. Em resumo, os membros do clã Kaguya podiam manipular qualquer osso do corpo da forma que quisessem, e utiliza-los em batalha, aliado a um alto poder regenerativo.
O clã Kaguya é original de Kirigakure no Sato, a grande vila ninja do País da água. Apesar de ser uma família dotada de uma Kekkei Genkai extremamente forte, foi completamente dizimada: sendo amantes da guerra, tentaram lutar contra toda a Vila da Névoa e foram completamente derrotados, com excepção de Kimimaro, que não estava por perto no momento do massacre.
O garoto andou sozinho depois de ter o clã destruído, e acabou por encontrar Orochimaru, que se tornou para Kimimaro um líder e uma figura paterna. Kimimaro seria o recipiente perfeito para a alma do sannin se não fosse portador de uma doença incurável.
Com a morte do último Kaguya conhecido, o clã está supostamente extinto.
Imagens
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário